Limpeza de ambiente com desinfetante para suínos

Uso do Desinfetante na Criação de Suínos

Os cuidados e a limpeza do local onde o rebanho de suínos se encontra é de grande importância. Sem a higiene adequada, as doenças se proliferam e pode ser perdida boa parte dos animais por causa delas. Assim, usar o desinfetante adequado para limpar o local é essencial e mais importante ainda é usar produtos que sejam adequados para a produção, ou seja, de uso profissional.

Produtos de limpeza que não são direcionados para limpar as baias onde ficam os animais podem conter substâncias que prejudicam a saúde deles. Por isso, usar desinfetante comprado em supermercado ou aquele usado em residências é um risco que não deve e não precisa correr.

Veja abaixo o assunto de forma mais aprofundada e compreenda os principais motivos pelos quais se deve usar o desinfetante para suínos adequado. Confira!

Quais os cuidados impostos pela vigilância na criação de suínos?

É importante que exista uma rotina de limpeza de detalhada e que possa ser compreendida por todos de maneira clara. Isso é indispensável para a saúde do rebanho já que, ao reduzir a carga microbiana das instalações, dos equipamentos e de todo o sistema de produção, também será reduzido o risco de doenças.

Estabelecer qual tipo de produto será usado na desinfecção é essencial. O produto escolhido deve ser de acordo com o objetivo do proprietário. Existem vários tipos de desinfetantes como o peróxido de hidrogênio (mais conhecido como água oxigenada), compostos de cloro, fenol, ácidos, compostos de iodo são algumas das substâncias que podem ser utilizadas a depender da quantidade de cada substância dentro do desinfetante.

Para facilitar a limpeza, é indicado também que o terreno tenha uma leve inclinação para permitir que a umidade vá em direção às valetas coletoras. É uma forma também de reduzir a proliferação de micro-organismos causadores de doenças em suínos.

Passo a passo para a correta higienização dos espaços de criação

Para que ocorra a limpeza de maneira mais adequada é necessário ter procedimentos padronizados, bomba de alta pressão, colaboradores devidamente capacitados, balde ou um tambor de plástico, detergente, desinfetante e dosadores, mangueiras, regadores e espátulas.

Com isso em mãos, confira abaixo o passo a passo para a limpeza e desinfecção do ambiente:

  1. Usar uma mangueira com a bomba de alta pressão para remover a sujeira mais pesada;
  2. É necessário desmontar parte dos móveis como comedouros, bebedouros, grades e outros;
  3. Preparar o detergente e aplicá-lo. O mesmo ocorre com o manuseio do desinfetante;
  4. Aguardar, pelo menos, 1 hora ou o tempo que vier determinado na embalagem do produto;
  5. Enxaguar novamente usando a água sob pressão;
  6. Remontar os móveis;
  7. Deixar secar naturalmente;
  8. Fazer uma segunda desinfecção que deve ser realizada 24 horas antes do alojamento.

Qual a periodicidade da limpeza?

Existem vários tipos de limpeza que precisam ser feitas. Há, por exemplo, a indicação de limpeza diária de forma completa, que é bastante útil para reduzir os casos de doenças gastrointestinais, infecções na pele e outras.

Para iniciar uma boa limpeza, deve começar pelo local onde estão as fêmeas gestantes, pois as fezes delas podem estar infectadas o que pode infectar outras e passar para os fetos.

As outras instalações podem ser limpas depois, usando a ajuda de uma pá para remover o esterco. Nos locais que tiver cama, deve-se remover apenas a parte úmida.

Há um outro tipo de limpeza que deve ser feita sempre que houver a saída dos animais da instalação. É a limpeza seca com a desmontagem de equipamentos. Alguns materiais da sala devem ser queimados como sacos de ração, algodão, toalha de papel ou qualquer outro.

Quais doenças essas condições previnem?

A higienização dos locais com o uso correto de desinfetantes, consegue evitar ou, ao menos, reduzir as chances de inúmeras doenças como a Peste Suína Clássica, Rinite Atrófica, Parvovirose Suína e outras de origem viral e bacteriana que podem se espalhar rapidamente por todo o rebanho.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

 

 

Published by

Chemitec® Produtos Veterinários