Fale conosco pelo WhatsApp
Pinça segurando um carrapato depois de higienizar cachorro
08/12/2020

Remédio contra pulga e carrapatos: Melhores tratamentos

Pulgas e carrapatos podem acometer diretamente o bem-estar de seus pets. Saiba como prevenir e eliminar a infestação desses parasitas.

Parasitas externos, como pulgas e carrapatos, causam transtornos ao bem-estar e ameaçam diretamente a saúde dos pets. Para evitar que cães e gatos sejam afetados por este tipo de infestação, o uso de medicamentos antipulgas e carrapaticidas é fundamental. A indicação do produto mais adequado, porém, deve ser feita por médico veterinário após avaliação do animal.

O melhor método para combater e controlar carrapatos e pulgas em pets é a prevenção, ou seja: é recomendado evitar que eles se instalem na pele e pelo do animal por meio de cuidados com a higiene individual e do ambiente em que o pet vive. Uma vez que nem sempre é possível controlar a limpeza dos locais, sobretudo no caso de cães que passeiam na rua, o uso de remédio para carrapatos e pulgas deve ser regular.

Como acabar de vez com carrapatos e pulgas?

Existem diferentes métodos para controlar e eliminar uma infestação por carrapatos ou outros parasitas externos, que, incluem desde uso de shampoos especiais e medicamentos específicos. Vale lembrar que, quando o animal está infectado, é muito provável que o ambiente em que ele vive também esteja, o que demanda a utilização de produtos de limpeza específicos para eliminar carrapatos e pulgas do ambiente.

Nesse caso, é necessário que seja feita uma limpeza semanal até que todas as formas adultas e imaturas dos parasitas que estejam fora do animal e eliminadas do local.

No que diz respeito ao combate e controle dos parasitas que estão no animal, a recomendação do melhor tratamento deve ser feita por um médico veterinário. É importante lembrar que a escolha do medicamento deve ser feita sempre com base nas características, necessidades e rotina do pet, sendo que o produto ideal para um animal nem sempre pode ser o mais indicado para outro.

Métodos caseiros para tirar carrapato: quais são os melhores?

Embora seja possível encontrar diversas recomendações de métodos caseiros para eliminar pulgas e demais parasitas dos pets, tais como vinagre e limão, o ideal é jamais apelar para uma solução que não seja recomendada diretamente pelo veterinário que cuida da saúde do seu bichinho. É necessário sempre consultar um especialista e utilizar apenas o remédio para carrapato que ele indicar.

O que são medicamentos antiparasitários?

Os antiparasitários são remédios para carrapatos, pulgas e outros ectoparasitas que podem se alojar na pele do animal e se alimentar de seu sangue. A presença desses parasitas é bastante desconfortável para o pet, podendo ainda mesmo favorecer o desenvolvimento de anemias. Muitos deles podem, inclusive, transmitir doenças graves e que podem colocar a vida do pet em risco — sendo que o carrapato é o que mais demanda atenção.

Os Ectoparasiticidas são encontrados em diferentes formatos e concentrações, sendo que cada um deles apresentam diferentes períodos de proteção e maneiras de aplicação. As pipetas, por exemplo, são muito práticas de aplicar e manusear, em que a dosagem é indicada de acordo com o peso do animal. Outros formatos de remédio para carrapato existentes são:

  • Medicamento em spray;
  • Comprimidos orais;
  • Coleiras antiparasitárias.

Para entender melhor como funcionam esses medicamentos, acesse nossa página sobre antiparasitários para cães.

Como age o remédio para carrapato?

O antiparasitário Ec-Pet® da Linha Chemipet é indicado na prevenção e controle de carrapatos, pulgas, piolhos e sarna otodécica. O medicamento é desenvolvido à base de Fipronil, que reduz a inibição neuronal e leva à hiper excitação do sistema nervoso central causando, consequentemente, paralisia, convulsões e morte dos parasitas.

O produto também é indicado nos casos de dermatites alérgicas à picada de pulgas (DAPP) e na verminose causada pelo cestódeo (Dipylidium caninum), uma vez que as pulgas são hospedeiras intermediárias deste parasita.

Leia a bula do Ec-Pet®

Consulte um veterinário para obter orientações e informações a respeito dos Ectoparasiticidas. Caso queira saber mais sobre os produtos Chemitec, entre em contato com nossos distribuidores.

Fontes:

Canal do Pet;

Produtos Veterinários – Chemitec.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

Saúde e higiene para pets e animais de fazenda! Vermífugos, antibióticos, anti-inflamatórios, desinfetantes e outros.