Remédio de Verme para Gatos

Os gatos são conhecidos por sua natureza independente, mas, mesmo assim, conseguem se ajustar à rotina dos donos. No entanto, quando é preciso administrar o remédio de verme para gatos os tutores encontram uma dificuldade maior.

Apesar do incômodo causado no felino, é importante que o dono siga à risca a frequência na aplicação do remédio de verme para gatos para garantir que sua saúde esteja em dia. Saiba mais sobre os vermífugos para gatos a seguir.

Qual é o melhor remédio de verme para gatos?

Antes de mais nada, é fundamental obter a avaliação de um veterinário para saber qual remédio contra verme será mais efetivo no caso do seu gato. Mas, no geral, o melhor remédio de verme para gatos é aquele que promove a maior proteção para o felino.

A abrangência de um vermífugo para gatos é importante porque permite uma ação sob duas vertentes: no combate ao verme que deixou o felino doente e na prevenção contra outras infecções. Considerando que os sintomas dos vermes podem não ser notados no início e a facilidade com que o pet pode se contaminar, essa amplitude no espectro de um remédio de verme auxilia na manutenção da saúde do gato.

Outra característica presente no melhor remédio de vermes para gatos é a possibilidade de agir contra o parasita nas formas larvárias e adultas. Também é fundamental que o medicamento seja capaz de lidar com o helminto, como são chamados os vermes, nas mais variadas espécies, tais como:

  • Ancilostomídeos: ancylostoma tubaeforme e ancylostoma brasiliense;
  • Cestóides: dipylidium caninum, echinococcus multilocularis, echinococcus granulosus, mesocestoides sp, joyeuxiella pasqualei e taenia sp;
  • Ascarídeos: toxocara canis, toxascaris leonina e toxocara cat.

O melhor vermífugo para gatos também oferece ampla segurança para o bichinho. Isso significa que o remédio pode ser administrado mesmo em fêmeas prenhes.

Quanto tempo devo vermifugar o gato?

Existem muitos fatores que interferem na periodicidade da aplicação do remédio de verme para gatos. A idade e a rotina são alguns dos aspectos considerados pelo veterinário ao determinar por quanto tempo o dono deve vermifugar o gato.

Por exemplo: um gato que mora em quintal e costuma passear pela vizinhança precisará de um cuidado contra vermes mais frequente do que aquele que vive em apartamento. Tendo isso em mente, o veterinário costuma recomendar a administração do remédio de verme para pets com um intervalo de 3 a 6 meses.

Também há uma diferenciação no uso de remédio de verme para gatos filhotes e adultos. No primeiro caso, o indicado pelos veterinários é fazer a vermifugação antes da primeira vacina a cada 30 dias. Para os felinos adultos, a recomendação é vermifugar o animal a cada 3 meses, sobretudo quando o risco de infecção é maior.

Quais são os sintomas de um gato com verme?

Citamos anteriormente que os sinais de verme de gato podem passar despercebidos pelo dono. Isso acontece porque em alguns casos o verme fica adormecido no organismo do felino, fazendo com que os sintomas só apareçam quando o animal está estressado. No geral, os principais sintomas de gato com verme são:

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Fraqueza;
  • Perda de peso;
  • Doenças no sistema digestivo, pois, o verme se apropria dos nutrientes do hospedeiro.

Remédio de verme: qual é o melhor tipo para o gato?

Atualmente, o mercado oferece vários tipos de remédio de verme para gatos que auxiliam os donos na fase de adaptação ao medicamento. É possível destacar 5 composições de remédios de verme como sendo as principais:

  1. Medicamento em comprimido, como é o caso do Chemital Gatos;
  2. Remédio de verme para gatos líquido;
  3. Vermífugo para gatos em pasta;
  4. Remédio contra verme em formato de biscoitos e petiscos que são desenvolvidos em farmácias de manipulação veterinária.

Priorizar a qualidade ao escolher o melhor remédio de verme para gatos é essencial para que o problema seja tratado com a atenção e agilidade necessárias garantindo, assim, uma vida saudável e feliz para o felino.

 

Published by