Pomada para dor muscular

Os animais podem ser acometidos por dores musculares. É importante que o tutor, assim que identificar qualquer sinal de anormalidade no animal, procure por um veterinário e identifique o que causou a dor e como tratá-la. O avanço da indústria farmacêutica voltada ao segmento pet/agropecuário fez surgir diversos tratamentos para a condição, sendo a
pomada para dor muscular um dos tratamentos que colabora para a retomada da vitalidade do mesmo.

Além da pomada para dor muscular, por vezes, esse animal pode demandar tratamentos mais específicos, em especial àqueles que praticam exercícios e participam de competições, como é o caso dos cavalos.

A dor muscular em animais

A dor muscular pode ser ocasionada por diversos fatores. Normalmente, a condição é gerada a partir de uma distensão do músculo, que consiste no estiramento, ou mais gravemente, no rompimento das fibras musculares, conforme informações das veterinárias que integram a equipe da Chemitec, indústria farmacêutica de medicamentos para o setor agropecuário e segmento pet.

A causa mais comum da distensão é quando o animal sofre algum tipo de trauma, ou impacto em uma pequena ou grande região muscular. Também é comum esse tipo de dor em animais que praticam atividades físicas mais intensas.

Ainda devemos citar, as doenças inflamatórias, degenerativas e neuromusculares, como causadoras de dor muscular em pequenos e grandes animais.  Independentemente da causa, salientamos a importância da avaliação do médico veterinário para identificar a dor muscular e o tratamento adequado para cada caso clínico.

Diagnóstico

Normalmente, a dor muscular é perceptível através do exame clínico realizado pelo médico veterinário. O animal pode apresentar sensibilidade ao toque, prostração (moleza, fraqueza) e debilidade física, como a manqueira. Os grandes animais podem diminuir seu desempenho produtivo durante quadros mais agudos de dor.

Em alguns casos, exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico diferencial para outras afecções, como doenças articulares e ortopédicas. Os principais sintomas de que o animal pode apresentar dor muscular são:

•         Movimentos incomuns;

•         Complicações para se levantar;

•         Mancar;

•         Caminhar rígido;

•         Surgimento de inchaço nas articulações;

•         Dificuldade no alongamento;

•         Mudança de comportamento no temperamento do animal, como a irritabilidade;

•         O animal para de caminhar quando a dor se torna intensa.

Identificado qualquer um desses sintomas, é necessária uma consulta com o veterinário para que o quadro não se agrave e acabe levando a sequelas graves ao animal.

Tratamento com pomada para dor muscular

Em muitos casos, a dor muscular é passageira e não requer tratamentos complexos. Uma boa pomada para dor muscular e um pouco de repouso pode ser o suficiente para a recuperação do músculo.  Nessas situações, o produto Balsamex, da Chemitec, é excelente para o alívio da dor.

Pomada para Dor Balsamex
Pomada para Dor Balsamex

Balsamex é pomada para dor muscular sedativa, descongestionante e balsâmica, indicada principalmente para o alívio da dor muscular em bovinos, equinos e suínos.  Mas também pode ser utilizada para inchações nas juntas e articulações, contusões, luxações, machucados por batidas, reumatismo, distensões ligamentosas e estados inflamatórios, em geral — agudos ou crônicos.

Periodicidade da aplicação da pomada para dor muscular em animais

Para utilizar a pomada para dor muscular Balsamex, basta aplicá-la — com o dedo ou com uma espátula — uma camada não muito espessa de Balsamex sobre a parte afetada, friccionando durante alguns minutos para absorção do produto.

É necessário repetir a aplicação diariamente até a cura. Seguir a orientação do profissional de medicina veterinária quanto a aplicação da pomada para dor muscular pode resultar na efetividade do tratamento com a Balsamex.

Ressaltamos que um médico veterinário deve ser consultado, pois, em quadros mais severos de dor, pode ser necessário a associação de anti-inflamatórios e analgésicos sistêmicos junto ao uso da pomada para dor muscular.

 

Published by