Fale conosco pelo WhatsApp
pata de equino sendo massageada
01/08/2022

Pomada para Dor Muscular em Cavalos

É importante ficar atento aos sinais de dor que o animal pode dar e saber como agir

Um dia intenso de trabalho costuma te dar dores musculares? Com os animais não é diferente. Algumas das complicações que são comuns na vida dos humanos também podem atrapalhar a saúde dos nossos animais, como os cavalos. E para tratá-los, pode-se utilizar pomada para dor muscular em cavalos.

Muito utilizada para tratar essas dores nos animais de grande porte, a pomada para dor em cavalos é uma ótima opção para os tutores que querem zelar sempre pelo bem-estar do seu pet.

Quais as principais causas e sintomas da dor muscular em cavalo?

O principal uso da pomada para dor muscular em cavalos está relacionado ao grande esforço físico que esses animais podem realizar em seu dia a dia, o que pode fazer com que o músculo e as fibras fiquem mais desgastados, prejudicando a saúde e a performance do animal.

É muito comum que a pomada para dor muscular em cavalos seja utilizada nos animais que fazem grande esforço físico apenas aos finais de semana, porque eles ficaram por muito tempo parados e, de repente, tiveram que realizar grandes movimentos.

Assim como os humanos, os cavalos também acumulam ácido lático após um grande esforço físico – como a musculação, no caso dos humanos, e um dia de trabalho intenso, no caso dos cavalos.

O crescimento do cavalo também pode causar dores musculares, por isso, é importante conhecer bem o seu animal para não o deixar sobrecarregado.

Além disso, fatores como a alimentação também podem indicar a necessidade de uso de pomada para dor em cavalos. A alimentação com muito carboidrato ou apenas com pasto são fatores de risco para o desenvolvimento das dores.

Entre os sintomas mais comuns para os casos em que é preciso utilizar pomada para dor muscular em cavalos, podemos citar:

  • Dor;
  • Espasmos musculares;
  • Cavalo em posição de cão sentado;
  • Musculatura rígida na região posterior;
  • Sudorese;
  • Urina marrom ou vermelha;
  • Frequência cardíaca e respiratória acelerada.

Pomada muscular para cavalos

Em geral, a pomada para dor muscular em cavalos tem uma função de sedar e descongestionar aquela região do animal para que ele se sinta melhor o quanto antes.

A pomada para dor em cavalos também pode ser utilizada na prevenção de outras doenças musculares, como as contusões, tumores, machucados e luxações.

Sempre busque a orientação de um médico veterinário antes de utilizar a pomada para dor muscular em cavalos.

A pomada muscular para cavalos também pode ser utilizada como forma complementar de tratamentos injetáveis e orais.

Estados inflamatórios em geral, crônicos ou agudos

Quando o animal está sentindo muita dor, a pomada para dor em cavalos atua como uma ótima ferramenta emergencial.

Nesse caso, o tutor pode passar uma camada do remédio no local de dor e pressionar por alguns minutos para o alívio do animal. Depois, o cavalo deve descansar para relaxar o músculo.

O médico veterinário sempre será o responsável pela correta orientação do uso de algum anti-inflamatório para equinos e pomada para dor muscular em cavalos.

Relaxantes musculares para cavalo

Além da pomada para dor muscular em cavalos, também é possível recorrer a algumas alternativas naturais que podem ajudar a aliviar a dor do animal.

É possível que o médico veterinário recomende o uso da pomada para dor em cavalos e de algum outro relaxante natural para deixar o animal ainda mais confortável.

Ortopedia veterinária e reabilitação via fisioterapia

Quando o quadro do animal é mais grave, apenas a pomada para dor muscular em cavalos não será eficaz para um tratamento completo. Nesses casos, é importante contar com um ortopedista e realizar algumas sessões de fisioterapia com o animal.

Casos de artrose, artrite, rupturas de ligamento e displasia devem ser observados ainda mais de perto por um profissional, para uma melhor recuperação do animal.

O tutor também deve sempre alimentar o cavalo com fibras, feno volumoso e oferecer prática diária de exercícios para deixar o seu animal sempre saudável. Consultar um médico veterinário também é sempre necessário para saber quando utilizar a pomada para dor muscular em cavalos.

Conte sempre com a Chemitec em produtos especializados para reabilitar seu cavalo. Saiba onde encontrar os nossos representantes para o tratamento ideal.

Fonte:

Chemitec;

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.