Granja mantida em boas condições com o uso de desinfetante na avicultura

Importância do uso do Desinfetante na Avicultura

A prevenção e controle de doenças infecciosas no setor avícola é uma medida essencial para garantir a saúde e bem-estar dos animais, independentemente do sistema de criação. Nesse sentido, o uso de desinfetante na avicultura é parte importante da biossegurança e está, inclusive, previsto pela legislação e por órgãos certificadores de qualidade alimentar e saúde pública.

O processo de higienização e desinfecção de granjas, quando corretamente adotado e executado, garante economia para o produtor e evita impactos à saúde. Isso porque a aplicação de desinfetante na avicultura é um cuidado que ajuda na eliminação de agentes patogênicos que podem causar doenças e, consequentemente, ocasionar grandes prejuízos ao avicultor.

O que é um desinfetante e como ele age na avicultura?

Os desinfetantes para aves são substâncias capazes de eliminar microrganismos presentes nos pisos, paredes, bancadas, comedouros, baias, equipamentos e superfícies em geral. Seu uso no setor produtivo vai muito além da higienização do ambiente, e pode ser destinado para controlar um surto infeccioso específico e até mesmo para desinfecção de material cirúrgico e instalações veterinárias.

A utilização de desinfetante na avicultura minimiza as chances de contaminação ao longo de toda a cadeia produtiva, garantindo assim a qualidade da carne e dos ovos. No que diz respeito especificamente ao manejo dos ovos, práticas sanitárias como a desinfecção da casca são essenciais para reduzir a contaminação interna — o que impacta positivamente na saúde tanto das novas aves como das pessoas que consumirão os ovos não galados.

Limpeza e desinfecção em granjas

Em granjas avícolas, os ovos geralmente são separados em lotes antes de serem transferidos para as unidades de incubação. Antes de cada uso, é importante que a incubadora seja devidamente higienizada e desinfectada, o que deve ser feito a partir dos seguintes passos:

  • Remoção das cascas dos ovos e demais materiais orgânicos;
  • Aspiração do local para retirada de poeira;
  • Higienização com água e sabão;
  • Enxágue com uma solução desinfetante;
  • Secagem e controle das condições de umidade e temperatura.

Estima-se que uma higienização bem executada na área das incubadoras seja capaz de melhorar em 95% a incidência de doenças. Apesar disso, as demais áreas da granja não devem ser negligenciadas, passando pelo mesmo processo de limpeza e desinfecção.

Como utilizar desinfetante na agricultura?

Para uma desinfecção adequada, é necessário estar atento especialmente à concentração do produto e recomendação de diluição. Isso porque muitos desinfetantes são disponibilizados em fórmula concentrada, e não diluir corretamente a substância pode acarretar desperdício e ainda favorecer o desenvolvimento de bactérias resistentes.

O contrário também pode ser bastante prejudicial, e o uso de uma solução exageradamente diluída pode fazer com que a desinfecção seja ineficiente e os microrganismos continuem presentes no local, contaminando a produção.

O uso correto de desinfetante na avicultura também inclui atenção a detalhes como:

  • Tempo de contato do produto com a superfície;
  • Presença de matéria orgânica que pode comprometer a eficácia da substância;
  • Tipo e classificação dos microrganismos que estão sendo combatidos.

Além disso, é importante garantir que os animais só sejam introduzidos no local quando ele estiver devidamente higienizado e completamente seco. A frequência de desinfecção pode variar bastante, levando em conta especialmente a quantidade de aves, a presença de contaminantes e a existência de animais doentes.

Idealizada como uma empresa que desenvolve desinfetante na avicultura e suinocultura, a empresa de medicamentos veterinários Chemitec possui ampla experiência no mercado e atualmente atende também aos setores hospitalares, clínicos e mercado agropecuário. A linha de produtos atua diretamente na redução de contaminações e conservação da saúde.

Para saber mais sobre a qualidade dos produtos e entender a importância do uso do desinfetante na avicultura, entre em contato com a Chemitec ou com um de nossos representantes.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

 

Published by

Chemitec® Produtos Veterinários