Animal pronto para receber a aplicação do antibiótico para suínos

Importância do uso de Antibióticos para Suínos

O Brasil tem se tornado um importante exportador de carne suína.  Hoje o País ocupa o 4º lugar no mundo em tamanho de rebanho para consumo interno e exportação. E, para que esse número seja ainda melhor é preciso manter os animais longe de doenças. Para isso, a administração de antibióticos para suínos pode ajudar.

Na verdade, o uso dessa substância nos rebanhos tem se modificado ao longo do tempo. Cada vez mais os produtores têm reduzido o uso dos antibióticos para suínos e utilizando os medicamentos apenas em casos de necessidade não mais para prevenção.

Para isso, outros métodos estão sendo usados de forma preventiva a contaminação como a higienização dos ambientes, vacinação e outros mais.

Entenda mais sobre o assunto e como o uso de antibióticos para suínos, no momento correto, pode ser a melhor opção para a sua produção. Confira!

Quais são as doenças mais comuns nos suínos?

Há muitas doenças que podem afetar os rebanhos e a maioria delas são extremamente contagiosas, ou seja, ao atingir apenas 1 animal, consegue afetar todos os outros que estão próximos rapidamente.

Algumas delas são causadas por bactérias que é o caso, por exemplo, da Rinite Atrófica que atinge principalmente os animais entre 3 a 8 semanas de vida.

Outra doença em suínos causada por bactéria é a Pleuropneumonia Suína. O problema tem tratamento, especialmente pelo uso de antibióticos, mas pode causar a morte súbita em animais, pois é uma patologia que pode ser bastante violenta. Há muitas outras doenças de causas virais e que são igualmente perigosas, inclusive, pode ser necessário sacrificar os animais infectados.

Quais os antibióticos comumente administrados nesses animais?

Antibiótico Gentatec®
Antibiótico Gentatec® – Chemitec®

Existem diversas opções de antibióticos para tratar doenças em suínos e matar as bactérias que provocam essas doenças antes de causarem maiores estragos. Existem diversas substâncias que ajudam nos cuidados com os rebanhos:

  • Vansil;
  • Penicilina;
  • Sulfadiazina;
  • Enrofloxacino;
  • Gentamicina.

Esses são os antibióticos mais utilizados no tratamento de suínos afetados pelas mais diversas enfermidades de ordem bacteriana. A Chemitec, por exemplo, tem linha específica de antibióticos para suínos, o Gentatec®, com princípio ativo gentamicina.

Como é feito o uso desses antibióticos para suínos?

O ponto crítico desses animais é no momento do desmame. Como o leite da mãe possui diversos anticorpos, os filhotes ficam protegidos. Mas, aos poucos, a ração precisa ser introduzida e ela precisa ser enriquecida para completar a defesa desses animais.

Quanto melhor a alimentação dada, menor são os custos com medicação, veterinário e cuidados em geral.

Os antibióticos para suínos devem ser utilizados apenas no caso de necessidade, ou seja, quando os animais estiverem doentes. Essa é uma forte tendência em todo o mundo e para que a criação de suínos ganhe destaque, os produtos locais também precisam fazer o mesmo.

Em vez de colocar antibióticos na ração e oferecer uma alimentação de baixa qualidade, é indicado dar a melhor ração e usar os medicamentos apenas no momento da doença.

Como evitar a contaminação?

Para reduzir ainda mais os custos e as possíveis perdas no rebanho, o melhor é prevenir. Como? O primeiro passo é seguir corretamente com todo o calendário de vacinação, a imunização do rebanho é essencial.

Além disso, reduzir o número de animais por baia também é importante, afinal de contas, evita-se a contaminação e a perda de diversos animais em casos de contaminação.

Também é preciso fazer a higienização do local de maneira completa e diariamente começando pelas baias onde há leitoas prenhes. Assim, evita-se a proliferação de doenças e que o rebanho já nasça com problemas de saúde, podendo prejudicar outros animais. A forma que a ração é transportada e o destino adequado dos animais mortos também são outros pontos de importância que precisam ser analisados pelo produtor.

O mais importante em tudo isso é seguir a orientação do veterinário e só oferecer para os  animais, neste caso, antibióticos para suínos prescritos pelo profissional. Dessa forma, você tem a garantia de que ele está sendo bem tratado.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

 

Published by

Chemitec® Produtos Veterinários