Gato ao lado de utensílios de limpeza que mantém a higiene animal

Higiene animal: Qual a importância do desinfetante?

Os donos de pet sabem o quanto é importante manter a higiene animal. No entanto, com o surto da doença causada pela COVID-19, os tutores se depararam com um cenário ainda mais perigoso para toda a família.

Durante algum tempo surgiu a dúvida sobre a possibilidade de cachorros e gatos serem contaminados pelo novo coronavírus. Vários especialistas e pesquisas da área refutaram essa ideia, mas é importante que os donos de pet se mantenham atentos à higiene animal para preservar a saúde do pet e das pessoas que convivem com o bichinho.

Qual a importância da higiene animal em tempos de coronavírus?

Um dos fatores que mais impressionaram as pessoas quando foi decretada a pandemia da COVID-19 — doença transmitida pelo novo coronavírus — foi a facilidade com que a doença era transmitida. Além da possibilidade de infecção pelo toque e pelas gotículas de saliva, a doença também pode ser transmitida pelo contato com superfícies contaminadas.

É nesse cenário que o cuidado com a higienização dos animais deve ser redobrado. Isso porque o termo “superfícies contaminadas” não se restringe somente aos móveis ou objetos plásticos, mas também ao chão que reúne as sujeiras e partículas trazidas da rua.

Ou seja: da mesma maneira que o sapato de uma pessoa pode levar o coronavírus para as residências, os animais de estimação também podem transportar o vírus em suas patinhas. Por esse motivo, manter a higiene animal é indispensável para cuidar da saúde das pessoas que dividem o ambiente residencial com o bichinho, principalmente aquelas cuja imunidade é mais frágil — caso dos bebês, crianças e idosos.

Como fazer a higienização do animal?

Além de manter a rotina de higienização do animal, é crucial reforçar alguns hábitos para manter o controle sanitário do ambiente. Para isso, os donos podem adotar duas medidas simples, porém eficientes:

1.     Desinfetante para animais

O desinfetante exerce um papel fundamental na manutenção da higiene animal. O produto promove a higienização segura dos brinquedos, coleira e demais pertences do animal, além da região que o pet frequenta — como a sala, cozinha, quartos, quintal ou garagem.

Na hora de escolher o desinfetante para animais, é fundamental que o tutor procure uma empresa que seja especialista na área pet, oferecendo o melhor cuidado possível para o bichinho. O Desinfetante Pet® da Chemitec, por exemplo, elimina odores de ambientes utilizados tanto por cachorros quanto por gatos.

Além disso, o Desinfetante Pet® da Chemitec auxilia na eliminação de bactérias e fungos que possam prejudicar a saúde do pet.

2.     Shampoos e condicionadores específicos para pets

Uma das medidas indicadas para evitar a contaminação de COVID-19 entre humanos é a utilização de máscaras e a redução de aglomerações. Contudo, os bichinhos não conseguem utilizar esses recursos para evitar a transmissão do vírus enquanto estão na rua, seja para uma consulta com o veterinário ou durante um passeio.

Sendo assim, quando o cachorro ou o gato voltam da rua, é interessante que o dono dê banho no animal o quanto antes. Afinal, se alguma pessoa infectada espirrar próxima ao cachorro durante um passeio e, ao chegar em casa, uma criança fizer carinho no animal, pode ser que ela seja contaminada pelo novo coronavírus.

Logo, dar banho no animal utilizando produtos de empresas com credibilidade no mercado veterinário é uma das maneiras mais efetivas para garantir a higiene animal. O shampoo para pets da Chemitec, o Pet Shampoo®, é um dos produtos que oferece eficiência e qualidade para os donos de animais de estimação. Combinando as funções de shampoo e condicionador, o produto deixa os pelos mais brilhantes e elimina os odores do bichinho.

Vale a pena destacar que a visita regular a um veterinário é igualmente essencial para a saúde do pet. Caso queira saber como manter a higiene animal com os produtos da Chemitec, entre em contato com nossos distribuidores.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

Fontes:

Geração Pet;

Conselho Federal de Medicina Veterinária.

 

Published by

Chemitec® Produtos Veterinários