Filhote de cachorro ao lado de shampoo para pets

Dicas de como usar Shampoos para Pets

Parte da família e merecedores de muitos mimos e atenção, os pets também exigem cuidados no que diz respeito à higiene. Estabelecer uma rotina de banhos, escovação e limpeza de ouvidos é essencial para manter o bem-estar e a saúde dos animais, e saber como escolher o shampoo para pets mais adequado para seu cão ou gato é o primeiro passo para garantir pelos cheirosos e bem tratados.

É importante ter em mente que a pele humana possui características bem diferentes do pelo dos animais de estimação, especialmente no pH. Isso significa, portanto, que os itens de higiene destinados ao uso humano não são indicados para os peludos, e podem inclusive, causar alergias e outras alterações. Por isso, é necessário sempre utilizar um shampoo para pets na hora de dar banho no seu bichinho.

Este tipo de produto possui fórmula desenvolvida especialmente para atender às especificidades dos pets, e traz componentes que proporcionam limpeza, brilho e maciez sem comprometer a saúde da pelagem. Em alguns casos, a escolha do shampoo ainda pode exigir que seja levado em consideração o tipo de pelo do animal.

Shampoo para pets: como escolher?

Na hora de dar banho no peludo, é preciso levar em conta as características do pet e o momento da vida em que ele está. Animais com menos de 1 ano de idade, por exemplo, devem utilizar um shampoo para filhotes, que possui fórmula mais leve e neutra.

A mesma atenção vale para os que estão passando por algum tipo de tratamento, uma vez que existem produtos específicos para lidar com sarnas, infestações parasitárias, alergias e queda de pelo.

A raça e o tipo de pelo também influenciam na escolha do shampoo para pets. Isso porque, animais de pelo claro tendem a se sujar com mais facilidade, o que pode exigir uma composição diferenciada e que promova a conservação da cor natural da pelagem. Bichinhos de pelo longo, por sua vez, podem precisar de produtos que ajudam a desembaraçar os nós.

Embora o uso de condicionadores não seja necessário para a maioria dos animais, este tipo de produto pode ajudar na hidratação dos pelos muito compridos. Vale lembrar que, embora muitas pessoas acreditem que apenas os cães precisem de uma rotina de higiene, os gatos também podem precisar de banhos regulares — embora a frequência indicada seja bem menor.

Dicas para dar banho no seu pet

Para identificar o melhor shampoo para seu pet, o ideal é pedir o aconselhamento do médico veterinário que acompanha a saúde do animal. Para garantir o uso correto do produto, vale a pena seguir as seguintes dicas:

  • Utilize sempre água morna ou fria, uma vez que temperaturas muito elevadas podem ressecar a pelagem;
  • Enxágue cuidadosamente, de modo a ter certeza de que todo o shampoo para pets foi removido;
  • Fique atento a possíveis reações alérgicas nos dias seguintes ao banho;
  • Observe como seu pet se relaciona com o produto, especialmente em relação ao cheiro. Lembre-se que o olfato deles é muito mais sensível que o seu, e cheiros muito fortes podem deixá-los incomodados;
  • Caso você leve o peludo a um pet shop, certifique-se de que estão usando o produto correto e sem causar desconfortos ao animal;
  • Consulte um médico veterinário de confiança sempre que o pet apresentar algum sinal de reação alérgica ou se ficar com dúvidas sobre o shampoo e seu correto uso.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Chemitec oferece uma linha de beleza e higiene para cães e gatos, que inclui não apenas shampoo para pets como soluções otológicas indicadas para remoção do excesso de cerúmen presente no canal auditivo. Os itens podem ser encontrados em lojas especializadas e pet shops de todo o Brasil.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

 

Published by

Chemitec® Produtos Veterinários