Fale conosco pelo WhatsApp
Sem o uso do antipulgas para cachorro, cão tem coceira na orelha
11/03/2024

Dicas para escolher um antipulgas para cachorros

Não existe um produto antipulgas que seja ideal para todos os cães, uma vez que diversos fatores podem influenciar na eficácia do medicamento

Uma vez que a presença de pulgas pode causar irritações cutâneas, coceira intensa e alergias dermatológicas, ou mesmo levar à transmissão de doenças, a administração de antipulgas para cachorros se destaca como uma medida fundamental no cuidado desses pets.

O antipulgas para cachorros pode ser encontrado em diferentes formas, o que pode fazer com que o tutor fique com dúvidas na hora de escolher o produto que melhor se adequa ao estilo de vida do pet e às suas necessidades e características. Confira, a seguir, algumas dicas de como escolher o antipulgas para seu animalzinho!

Quais são os locais que mais transmitem pulgas?

As pulgas são parasitas comuns, que podem ser encontrados em diversos ambientes frequentados por animais de estimação. Alguns locais, entretanto, são mais propícios à transmissão de pulgas. São eles:

  • Áreas de convívio entre animais, como creches, parques e pet shops;
  • Áreas externas residenciais como jardins e gramados, especialmente se houver presença de animais selvagens ou animais domésticos infestados;
  • Ambientes rurais como canis, estábulos e outras instalações com animais de criação;
  • Áreas com vegetação alta;
  • Estabelecimentos que oferecem hospedagem para animais;
  • Áreas de acesso público;
  • Locais com ambiente quente e úmido;
  • Ambientes domésticos que favorecem a proliferação de pulgas, como carpetes, tapetes, frestas e estofados.

Quando aplicar o antipulgas para cães?

A aplicação do antipulgas para cachorro é essencial para a manutenção da saúde e bem-estar desses pets, e a frequência ideal de administração deve seguir as orientações do médico veterinário e as recomendações do fabricante do medicamento. Além disso, alguns fatores podem influenciar na periodicidade de aplicação do produto, tais como:

  • Época do ano em que as pulgas são mais prevalentes;
  • Presença de infestações atuais;
  • Convivência do cão com outros animais;
  • Presença do cão em áreas de risco, como parques ou locais com vegetação densa;
  • Viagens ou mudanças de ambiente.

O ideal é conversar com seu veterinário de confiança para se informar a respeito do intervalo ideal para aplicar o antipulgas em seu cão.

Quais são as épocas que os cachorros mais têm pulgas?

O cuidado com as pulgas deve ser uma preocupação dos tutores ao longo de todo o ano, mas há algumas épocas em que as condições ambientais são mais propícias à proliferação desses parasitas. Em geral, as estações mais quentes do ano (primavera e verão) proporcionam condições ideais para a reprodução das pulgas, demandando mais atenção por parte do tutor.

No outono, embora as temperaturas comecem a diminuir, a queda das folhas pode fazer com que os ambientes externos ofereçam condições propícias para o desenvolvimento de larvas. Em ambientes internos, a presença de pulgas pode ser um problema ao longo de todo o ano, sendo recomendado que a administração de antipulgas para cachorro não deixe de ser feita.

Quero um antipulga para cachorro!

Quais são os tipos de antipulgas para cachorros?

Os produtos antipulgas para cachorro podem ser encontrados em diferentes formatos, sendo os principais deles:

Pipeta

As pipetas são uma forma popular de antipulgas para cães. Esses produtos contêm uma solução líquida aplicada diretamente na pele do animal, geralmente na região da nuca. A substância ativa é absorvida pela pele, proporcionando proteção contínua contra pulgas por um período específico.

Shampoo antipulgas

Os shampoos antipulgas são formulados com ingredientes que matam as pulgas durante o banho. Esses produtos oferecem uma abordagem imediata para o controle de pulgas, eliminando-as durante o processo de lavagem.

Spray antipulgas

Os sprays antipulgas são soluções líquidas aplicadas diretamente na pelagem do cão, matando as pulgas existentes. Esse tipo de produto oferece flexibilidade na aplicação, podendo ser utilizados em áreas específicas ou em todo o corpo do animal.

Comprimido antipulgas

Comprimidos antipulgas são administrados oralmente e contêm substâncias que matam pulgas quando o parasita se alimenta do sangue do animal. Essa forma de antipulgas proporciona uma abordagem sistêmica e bastante eficaz.

Talco

O talco antipulgas é um produto que deve ser aplicado diretamente na pelagem do cão, proporcionando uma camada que repele as pulgas.

Coleira antipulgas

As coleiras antipulgas são dispositivos que o cão utiliza ao redor do pescoço. Elas liberam substâncias ativas que repelem ou matam as pulgas.

Qual é o melhor antipulgas para cachorro?

Não é possível apontar o melhor antipulgas para cachorros de maneira universal. A eficácia do produto pode depender de diversos fatores, como as necessidades específicas de cada animal, seu estilo de vida, região em que o animal vive e eventuais sensibilidades do pet a determinados ingredientes que compõem o medicamento.

É importante conversar com o médico veterinário responsável pelo acompanhamento da saúde do pet, de modo a receber orientações personalizadas sobre o antipulgas mais adequado para seu cão. Em muitos casos, uma combinação de métodos pode ser empregada para otimizar a proteção contra pulgas.

Onde encontrar produtos antipulgas para cachorros?

Os produtos antipulgas podem ser encontrados em diferentes lojas físicas e online que se dedicam a oferecer produtos específicos para pets. A Chemitec é uma indústria farmacêutica veterinária que oferece uma linha específica de antipulgas para cachorros, sempre com muita qualidade e segurança aos animais.

Os produtos Chemitec podem ser encontrados nas principais lojas do país. Veja nosso guia Antipulgas e carrapatos: https://chemitec.com.br/antipulgas-carrapatos/

 

Fonte:

Chemitec

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog