Fale conosco pelo WhatsApp
Como dar vermífugos para cachorros?
28/03/2019

Como dar vermífugos para cachorros?

Ter pets em casa é uma alegria, mas além da bagunça e dos momentos de diversão, é importante que os tutores tenham cuidados relativos à saúde dos animais. Vacinas, alimentação adequada, banho e tosa devem fazer parte desta rotina, assim como a administração de vermífugos. E é nessa hora que surge a grande questão: como dar vermífugos para cachorros?

Por mais simples que possa parecer, nem sempre o animalzinho é receptivo ao medicamento, pois ele pode ser facilmente percebido pelo pet devido ao cheiro e o sabor do remédio de verme. Para ajudar os tutores desses animais, em especial os cachorros, a Chemitec listou algumas dicas simples de como dar vermífugos para cachorros. Confira:

Consulte um veterinário!

A primeira medida que o tutor deve tomar é levar o animal ao veterinário. Esse profissional fará uma avaliação clínica da saúde do pet e com base no porte e no peso do animal indicará a dosagem certa do remédio de verme.

A indicação do veterinário pode ser o vermífugo para cães líquido ou em comprimido, sempre com base na necessidade do animalzinho. Este tipo de medicamento não tem alto valor agregado, logo não pesará no bolso do tutor.

 A periodicidade da administração do medicamento dependerá do estilo de vida do pet. Cachorros que vivem em apartamento e têm pouco contato com outros animis e demais agentes de risco, costuma-se administrar o vermífugo uma vez ao ano.

Já pets que vivem com outros animais e estão constantemente em parques e passeios nas ruas, o ideal é que esse cuidado ocorra a cada seis meses. Lembrando que a dosagem deve ser indicada pelo profissional de medicina veterinária. Nunca dê qualquer medicamento ao seu pet sem a indicação do profissional que cuida da saúde dele.

Os filhotes têm cuidados diferenciados quanto a administração de tal medicamento. Logo, como dar vermífugos para cães filhotes deve seguir o seguinte cronograma:

  • A primeira dose de vermífugo específico para filhotes deve ser dada na segunda semana de vida dos pequenos;
  • A mãe dos filhotes deve ser vermífugada 10 dias antes do nascimento dos cachorros;
  • A segunda dose deve ocorrer na 4º semana de vida dos filhotes;
  • A terceira na 8ª semana de vida;
  • E a quarta dose na 12º de vida, ou seja, quando o filhote estiver com três meses.

Como mencionado, a dosagem é estipulada pelo veterinário que acompanha a saúde do pet, sendo que existem dois riscos distintos de quem quiser medicar o animal sem consultar o profissional. A primeira é a administração menor do vermífugo deixando o cachorro ou a cadela sem a proteção necessária e a segunda é a superdosagem, que pode trazer efeitos colaterais graves ao animal de estimação.

Seguindo os conselhos de como dar vermífugos para cachorros, o dono separa um aperitivo para ser dado antes
Você pode misturar os comprimidos com petiscos (Imagem: Shutterstock)

Como dar vermífugos para cachorro?

O mercado oferta opções de vermífugos líquidos e em comprimidos, tendo a opção de medicamentos palatáveis, em que o gosto do mesmo é mais agradável ao pet. Se o seu pet de estimação for extremamente seletivo quanto ao que lhe é ofertado, existem algumas possibilidades de como dar vermífugos para cachorros, sendo as mais comuns: misturar o medicamento junto a ração do mesmo ou dissolver o comprimido em água e administrá-lo com o auxílio de uma seringa.

Nas duas dicas mencionadas é importante que o tutor se certifique que o animal recebeu toda a dose, pois só assim ele estará imunizado contra as doenças parasitárias como a lombrigas, tênias, Trichuris trichiura, amarelão (ancilóstomo) e o verme do coração, que causa a dirofilariose.

Meu pet é muito agitado, como fazer?

Já os vermífugos líquidos podem ser mais fáceis de serem ministrados, basta abrir a boca do animal e aplicar o medicamento bem próximo a garganta do pet. Uma dica interessante é tornar esse momento o menos estressante o possível.

De um petisco ao pet, faça carinho e brinque com ele, assim ele não ficará tão irritado durante a administração do medicamento e não criará um trauma, tornando as próximas doses um stress só!

Agora, se o pet é muito agitado e até mesmo desconfiado, como dar vermífugos para cachorros?

Existe uma técnica de colocar o comprimido na boca do animal, mas para isso o tutor deve seguir alguns passos:

  • Chame o pet para perto e brinque com ele. A descontração ajuda a trazer confiança no animalzinho de estimação;
  • Tenha o comprimido na dosagem bem próximo, assim fica mais fácil todo o processo;
  • Quando o pet se mostrar mais calmo, coloque-o em uma posição em que fique fácil abrir sua boca;
  • Tenha a ajuda de alguém, pois o pet pode tentar fugir quando chegar o momento de abrir a boca dele;
  • Seguro de que ele não vai escapar, abra a boca do pet levantando seu pescoço levemente e coloque o comprimido bem próximo a garganta dele;
  • Feche a boca do pet e massageie sua garganta para que o cachorrinho/a não tente expelir o mesmo;
  • Uma técnica que ajuda e assoprar bem de leve o focinho dele. Assim, fica garantido que ele engoliu o comprimido e está imune as verminoses.

Viu como dar vermífugos para cachorros não é um bicho de sete cabeças? Aproveite e conheça a linha de vermífugos da Chemitec, o Chemital.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog