Fale conosco pelo WhatsApp
Veterinária aplica antibióticos para equinos no pescoço do animal
20/04/2020

Como administrar Antibiótico para Equinos?

O uso de antibiótico para equinos é necessário para tratamento de diversos processos infecciosos causados por bactérias, sendo que a prescrição e administração do medicamento são aspectos importantes para que o animal recupere a saúde.

A administração do antibiótico para equinos deve seguir uma série de recomendações quanto a dosagem, ambiente, atenção à saúde do animal e qualificação da equipe. Saiba mais a seguir!

Quais os cuidados antes de aplicar o antibiótico para cavalos?

A aplicação do antibiótico para cavalos deve ser realizada apenas com recomendação veterinária e as informações da bula devem ser lidas com atenção para evitar erros na administração ou manuseio do medicamento.

Cuidados com o ambiente

Um primeiro aspecto a ser observado no momento de fazer a aplicação do antibiótico para equinos é o local do manejo. Deve-se optar por um local plano e calmo para que o animal sinta mais segurança.

Lembre-se também que o local deve ser limpo, evitando condições ambientais desfavoráveis ao tratamento veterinário.

Cuidados com os medicamentos

Os antibióticos para cavalos devem ser armazenados em local limpo, seco e sem exposição à luz solar ou calor excessivo.

Antes de ministrá-lo no animal deve-se ler atentamente a bula, verificando as indicações da medicação, dose e via de administração. Observe ainda a data de validade do remédio antes da aplicação.

Para um manuseio mais apropriado, deve-se organizar os materiais necessários à administração do medicamento em uma bandeja, descartar corretamente as embalagens e resíduos da aplicação, como de seringas, por exemplo.

Entre os antibióticos para equinos mais fáceis de aplicar e eficientes no efeito está o antibiótico Gentatec® da Chemitec. Um dos destaques é que a medicação é solúvel em água e tem elevada estabilidade, facilitando o manuseio.

O antibiótico Gentatec® tem como princípio ativo a gentamicina, do grupo dos aminoglicosídeos, sendo recomendada tanto para o tratamento de bactérias gram-negativas como de gram-positivas.

Cuidados com o animal

Antes de realizar a aplicação do medicamento, o profissional deve avaliar se o animal está preso adequadamente e se foi feita a pesagem com equipamento apropriado para determinar a dosagem correta.

Destaca-se ainda que alguns antibióticos para equinos, como o próprio Gentatec® da Chemitec, podem ser ministrados em doses elevadas quando necessário, mas nesses casos deve-se avaliar a função renal do animal, não sendo indicado se houver alguma alteração prévia.

A medicação também não deve ser ministrada em éguas prenhas de forma que essas questões devem ser analisadas previamente pelo veterinário responsável.

Quais os cuidados para administrar medicamentos injetáveis nos equinos?

Muitas opções de antibióticos para equinos são injetáveis, sendo importante conhecer corretamente a forma de administração do medicamento.

Nos cavalos utiliza-se normalmente a veia jugular no pescoço para aplicação. Deve-se fazer a limpeza da área com algodão e álcool 70%. A agulha deve ser direcionada para cima, com uma angulação de 45° com a pele.

Materiais como agulhas e seringas são descartáveis e devem ser destinados para um lixo de material biológico.

O uso do antibiótico para equinos e a dosagem devem sempre ser recomendados por um médico veterinário.

Quando o antibiótico para equinos é indicado?

O antibiótico para equinos é indicado em caso de infecções diversas, incluindo do trato digestivo. As bactérias mais comuns que afetam esses animais incluem:

  • Bactérias gram-negativas: Salmonella sp, Pseudomonas aeruginosa, Proteus sp indol negativos e positivos, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Aerobacter aerogenes e Neisseria sp;
  • Bactérias gram-positivas: Staphylococcus sp e Streptococcus

Destaca-se a importância de um diagnóstico correto da doença para que seja possível fazer a profilaxia adequada, com indicação do antibiótico para cavalo mais apropriado para a atividade bacteriana identificada.

É fundamental que a administração do antibiótico para equinos seja realizada por um profissional qualificado e com experiência nesse tipo de tratamento.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog