Fale conosco pelo WhatsApp
Cachorro olhando para Chemitril comprimidos
21/11/2019

Chemitril Comprimidos para cães e gatos

O Chemitril comprimidos é um medicamento veterinário desenvolvido pela Chemitec para tratamento de infecções provocadas por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, que podem afetar cães e gatos em ambiente doméstico.

O medicamento utiliza o princípio ativo Enrofloxacino, muito usado na rotina veterinária nos tratamentos de infecções, garantindo que o Chemitril comprimidos apresente resultados satisfatórios na terapêutica de cães e gatos.

Quando o Chemitril comprimidos é indicado?

O Chemitril comprimidos é recomendado para diversas patologias caninas e felinas, mas destaca-se que a indicação deve ser realizada por um veterinário de confiança e apenas após o diagnóstico do pet.  A medicação caseira dos animais de estimação pode não considerar todos os aspectos da doença e acarretar, inclusive, no agravamento do quadro, por isso consulte um profissional.

A seguir conheça as diferentes patologias que podem ser tratadas com o Chemitril comprimidos e quais bactérias o princípio ativo Enrofloxacino combate:

  • Infecções respiratórias: o Chemitril para cachorros e gatos é usado no tratamento de pneumonias e broncopneumonias provocadas pelas bactérias: Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pasteurella multocida, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Streptococcus canis e Streptococcus pyogenes;
  • Infecções gastrintestinais: o medicamento é indicado em caso de diarreias, gastrites e enterites causadas pelas bactérias: Escherichia coli e Enterobacter aerogenes;
  • Infecções dérmicas: as piodermites também podem ser tratadas com o Chemitril para gatos e cães quando causadas por bactérias como: Escherichia coli, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Staphylococcus pseudintermedius e Staphylococcus epidermitis;
  • Infecções urogenitais: condições como cistite, nefrite, pielonefrite e piometra em cães e gatos podem ser tratadas quando causadas pelas bactérias: Enterobacter aerogenes, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Streptococcus canis;
  • Infecções do ouvido: o medicamento também é eficiente no caso de otites provocadas pelas bactérias: Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes;
  • Profilaxia das infecções pós-operatórias: o Chemitril comprimidos é recomendado no tratamento pós-operatório e casos de castrações, laparotomias e lesões acidentais.

Portanto, as patologias mais recorrentes do universo pet podem ser tratadas com o uso do Chemitril comprimidos. Mas como destacado, é importante que haja a prescrição veterinária após avaliação clínica ou laboratorial.

Como usar o Chemitril para gatos e cachorros?

Antibiótico Chemitril® Comprimidos 50mg
Antibiótico Chemitril® Comprimidos 50mg da Chemitec

O Chemitril comprimidos 50mg deve ser administrado por via oral, podendo ser dado com os alimentos ou independentemente.

A dosagem recomendada para uso do Chemitril para gatos e cachorros é de 5mg do medicamento para cada quilograma do peso do animal. A administração deve ser mantida por 5 dias consecutivos uma vez ao dia, ou conforme prescrição veterinária.

É fundamental verificar se o animal engoliu totalmente o comprimido, visto que muitos cuidadores têm dificuldade em dar comprimidos aos cães e gatos.

Quais os cuidados ao utilizar o Chemitril para cachorros e gatos?

Assim como qualquer medicamento, o uso do Chemitril comprimidos deve ser realizado considerando as informações da bula e as recomendações de precauções informadas pelo fabricante. No caso do Chemitril para cachorros e gatos os cuidados incluem:

  • Não administrar o medicamento em pets que estejam na fase de crescimento rápido, que geralmente ocorre entre os 2 aos 8 meses de idade no caso de raças pequenas e médias e até os 18 meses no caso de raças grandes;
  • O medicamento não deve ser administrado caso o cão ou gato faça uso de complexos vitamínicos, ou soluções que tenham ferro, zinco, manganês e cálcio na composição, pois essas substâncias reduzem a absorção do Enrofloxacino no organismo, reduzindo os efeitos do tratamento;
  • O Chemitril comprimidos não deve ser usado no caso de gatos com menos de 2 meses de vida.

Portanto, o Chemitril comprimidos é uma opção eficaz e confiável no tratamento de diversas patologias em cães e gatos, mas demanda atenção por parte dos cuidadores quanto às precauções e prescrição veterinária para uso adequado.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog