Cão se coçando: Como acabar com pulgas e carrapatos

Como acabar com pulgas e carrapatos?

Para acabar com pulgas e carrapatos no ambiente doméstico e proteger cães e gatos, os tutores devem tomar medidas preventivas que envolvem o uso de antiparasitários periodicamente.

Ainda que acabar com pulgas e carrapatos seja o principal objetivo de muitos tutores, eles não devem esquecer que existem outros parasitas que apresentam riscos aos animais domésticos como os piolhos e a sarna otodécica.

A seguir, saiba como acabar com pulgas e carrapatos e como escolher o medicamento antiparasitário para cães e gatos.

Como as pulgas e carrapatos surgem?

Antes de acabar com pulgas e carrapatos é preciso saber como esses parasitas surgem no ambiente doméstico. Eles estão presentes na pelagem de hospedeiros, sendo que o contato do cão ou gato com animais contaminados podem levar esses parasitas para a residência.

Além disso, as pulgas e carrapatos também estão presentes em diferentes ambientes externos, sendo que a preferência deles é por locais com sombra, baixa umidade e calor, de forma que a presença deles pode tornar-se mais problemática no verão.

Destaca-se que no ambiente os parasitas podem estar em frestas de assoalho, carpetes, sofás, caminhas e outros espaços da casa. No ambiente externo eles podem estar em folhas secas, madeiras, lenha e palhas.

O que fazer para acabar com pulgas e carrapatos?

Se o seu pet foi contaminado por esses parasitas, o objetivo agora é acabar com pulgas e carrapatos. Existem diversas opções de medicamentos veterinários preventivos e tratamentos disponíveis, sendo que a opção pode variar de acordo com a sua preferência e as necessidades do pet. Os principais deles incluem:

  • Pipeta com ação antipulga em líquido que tem fácil disseminação na pelagem do animal, rápida aplicação e serve para eliminar parasitas antes mesmo que eles piquem o pet;
  • Apesar de eficaz, o shampoo antipulgas deve ser usado com outro método para apresentar um resultado mais eficaz se a contaminação já tiver ocorrido. Ele deve ser aplicado durante o banho, mas, com cuidado para o animal não ingerir a substância;
  • O spray repele os parasitas de se fixarem na pele do animal, no entanto, só faz efeito após o contato da pulga ou carrapato com o pet;
  • Uma das soluções mais usadas para eliminar pulgas e carrapatos é o comprimido antipulgas. Ele atua de dentro para fora, contaminando o parasita que picar o animal e matando-o em seguida. No entanto, nem sempre a administração é correta, podendo deixar o animal vulnerável se ele não engolir o comprimido todo;
  • Outra boa opção de profilático no longo prazo são as coleiras antipulgas que podem fazer efeito por cerca de 6 meses e soltam uma substância no corpo do pet que repele pulgas e carrapatos.

A escolha do melhor antiparasitário deve ser realizada avaliando diversos fatores, como: eficácia da solução, segurança do tratamento para o pet e tutores, facilidade na aplicação e confiabilidade do fabricante.

Além dos cuidados com o pet, para acabar com pulgas e carrapatos é preciso fazer uma desinfecção do ambiente caso haja o contágio, pois, esses parasitas podem ficar nos objetos do animal e em diferentes partes da casa.

Como evitar o surgimento dos parasitas?

Principalmente nas épocas mais quentes do ano, período no qual ocorre um aumento das infestações por pulgas e carrapatos, é essencial que os tutores definam o antiparasitário que será adotado para o cão ou gato.

A administração desses medicamentos varia de acordo com o porte do animal, mas também é importante verificar com um veterinário qual a opção mais adequada. Em geral, o profissional considera fatores variados, como a estilo de vida do pet (cães de apartamento e que vivem em quintais têm necessidades distintas), porte do animal e raça.

A Chemitec, por exemplo, tem pipetas de fácil aplicação para cães até 10 Kg, entre 11 e 20Kg, entre 21 e 40Kg e acima de 40Kg. Essa diversidade de opções garante que você vai eliminar pulgas e carrapatos garantindo à segurança e necessidades do pet.

O uso de qualquer medicação para acabar com pulgas e carrapatos, ou prevenir o contágio por esses parasitas deve ser orientado por um veterinário de confiança.

CTA de distribuidores da Chemitec para o blog

 

Published by

Chemitec® Produtos Veterinários